Seg, 20 de agosto de 2018, 15:03

Solicitação de atendimento especializado vai até 03 de setembro
Pedido deve ser feito pelo próprio estudante através do Sistema Enade

Os estudantes concluintes dos cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2018 e que precisarem de atendimento especializado e/ou específico terão até o dia 03 de setembro para solicitar este tipo de atendimento para a realização da prova, que este ano acontecerá em 25 de novembro.

As condições que motivam a solicitação do atendimento especializado são: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

Nos casos dos estudantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular, será permitida a utilização de material próprio, como máquina perkins, óculos especiais, lupas, tábuas de apoio, entre outros, sendo também necessária a vistoria deste material pelo aplicador da prova. Outras opções apresentadas nestes tipos de atendimento são: prova em Braille, prova com letra ampliada ou superampliada, tradutor-intérprete de Libras, guia intérprete, tempo adicional, mobiliário acessível, entre outros. O estudante também poderá contar com tempo adicional de 60 minutos no dia de realização do Exame, desde que também o solicite.

A solicitação de atendimento especializado e/ou específico para o Enade 2018 deverá ser feita pelo próprio estudante unicamente através do Sistema Enade e com documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação, no qual devem constar: a) o nome completo do estudante; b) o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); e c) a assinatura e a identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão competente.

O estudante com transtorno global do desenvolvimento (dislexia, discalculia e déficit de atenção) poderá apresentar declaração ou parecer, com seu nome completo, emitida e assinada por entidade ou profissional habilitado, na área da saúde ou similar, com a descrição do transtorno, a identificação da entidade e do profissional declarante. O documento enviado deve ser legível para análise e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB, sob pena de serem considerados documentos inválidos para comprovação de necessidade do atendimento.

Enade 2018

Devem estar atentos para isso todos os estudantes concluintes dos cursos de: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social - Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; e Turismo.

As inscrições e retificação das inscrições para o Enade 2018 são feitas pelos coordenadores dos cursos avaliados e vão até o dia 31 de agosto.

Para saber mais, entre em contato com a Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino da UFS em 3194-6455/7172.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 20 de agosto de 2018, 15:23